O Ministério da Educação divulgou nesta última quinta-feira, dia 18, uma informação importante para os alunos que fizeram o Enem e que pretendem conseguir uma das vagas oferecidas pelas instituições públicas através do SiSU. O MEC confirmou que vai antecipar as datas de abertura e de encerramento das inscrições no sistema.

Ministério da Educação alterada data de inscrição no SiSU 2018/1

A partir da divulgação desta nova data, os interessados em se inscrever no Sistema de Seleção Unificada devem realizar o processo a partir do dia 23 de janeiro. As inscrições serão encerradas no dia 26 do mesmo mês, o mesmo prazo final para que os estudantes que fizeram sua inscrição ao longo dos três dias realizem alterações no seu cadastro.

Anteriormente o processo de inscrição no Sisu estava programado para acontecer no dia 29 de janeiro, mas como as notas do Enem foram divulgados antecipadamente o MEC achou melhor antecipar também as inscrições no Sisu, até mesmo para conseguir corrigir qualquer tipo de problema que possa vir a acontecer ao longo dos dias.

A expectativa inicial do governo é a de que, nesta edição, os participantes do SiSU possam concorrer a um total de 239.601 oportunidades de estudos nas instituições públicas de ensino, entre universidades, centros de ensino, instituições federais de educação, dentre outras.

Ministério da Educação alterada data de inscrição no SiSU 2018/1

O sistema deste ano vai continuar o mesmo praticado nos anos anteriores. Os estudantes podem se inscrever em qualquer momento dos dias em que o sistema estiver aberto. Depois, até o encerramento do prazo, os candidatos também podem alterar suas opções de curso, sendo que serão válidas aquelas que constarem no sistema no momento da finalização do prazo.

De tempos em tempos o MEC vai lançar uma atualização no sistema que vai mostrar a posição do candidato em relação a quantidade de vagas oferecidas para o curso desejado.