Os estudantes do Norte e Nordeste que desejam solicitar contrato no programa de financiamento estudantil do governo, o Fies, terão prioridade. É o que afirma o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, um órgão vinculado ao Ministério da Educação, em nota divulgada para a imprensa.

De acordo com as informações que foram divulgadas pelas instituições que estão envolvidas no processo de distribuição e liberação de novos contratos para o Fundo de Financiamento, o critério de regionalização estará sendo levados em consideração para os novos contratos.

A nota acabou sendo divulgada depois de uma pressão interna que foi feita pelas instituições de ensino privadas que estavam tendo dificuldades em conseguir aprovar uma série de contratos dos novos alunos nos últimos dias. Mas o MEC afirma que alunos de outras regiões não deixarão de ser contemplados.

Critérios

Ministério da Educação afirma que Fies vai priorizar alunos do Norte e do Nordeste 2

Além da regionalização, que tem como principal objetivo dar mais oportunidades para os estudantes que estão nas regiões onde menos cresce a quantidade de alunos no ensino superior, existem anda outros critérios que estão sendo aplicados para liberação de novos contratos.

Um deles é a qualidade dos cursos e também das instituições de ensino. Aqueles programas de ensino que conseguiram tirar nota 5 na avaliação do governo estão tendo os contratos aprovados integralmente. Já os cursos que conseguiram notas 3 e 4 entram nos outros critérios, como a regionalização.