O Ministério da Educação confirmou essa semana que terá um sistema de avaliação feito somente para os estudantes que estiverem no 2º ano do ensino fundamental. De acordo com as informações que foram confirmadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Avaliação da Educação Básica (Saeb) deverá acontecer somente por amostragem.

MEC vai avaliar alunos do 2º ano do ensino fundamental por amostragem

Portanto, nem todos os estudantes que estarão neste ano terão que fazer a prova. A decisão acaba contrariando uma outra decisão que havia sido anunciada pelo Ministério da Educação que previa a avaliação somente a partir do ano de 2021. Além disso, o Inep também divulgou aquelas que serão consideradas como as novas diretrizes do Saeb para o ano de 2019.

“Nosso objetivo é fazer o Saeb universal, com todas as crianças, para saber como estão indo, qual o desempenho dos professores”, disse o ministro. “Mas a gente tá chegando, a administração Bolsonaro tem 4 meses. Se eu pudesse, faria logo (uma prova) universal.”

MEC vai avaliar alunos do 2º ano do ensino fundamental por amostragem

Ainda não foram anunciados quais serão os critérios para escolher aqueles estudantes que vão fazer a prova. O Ministro da Educação afirma ainda que pretende aguardar os dados do Censo Escolar para que os critérios para seleção sejam definidos. Mas o representante da pasta já afirmou que 7 milhões de crianças farão a avaliação, e que isso deve gerar um custo de cerca de R$ 500 milhões para o governo.