O Ministério da Educação quer entender melhor quais são as ideias e as propostas para o novo Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. De acordo com as informações que foram divulgadas, o governo federal deve abrir uma consulta pública a partir do próximo dia 18 de janeiro. O tema deverá ser a reformulação completa da forma como a prova é aplicada em todo território nacional.

A consulta pública estará disponível através de uma plataforma, pela qual os estudantes, educadores, pesquisadores e demais especialistas na área poderão discutir o tema e levantar melhorias que poderão ser aplicadas nas próximas provas. A ideia do governo federal também será adequar a realidade da prova ao novo Ensino Médio, que também está sendo reformado.

Propostas

Nesta mesma plataforma, os participantes poderão se posicionar a respeito de algumas das propostas que o governo possui em relação a esta reforma do ensino médio. Uma delas é a que está diretamente relacionada com a obtenção dos certificados de conclusão do ensino médio, uma vez que o governo federal pretende acabar com esta possibilidade.

Além disso, o governo também pretende excluir a participação dos chamados treineiros, que são aqueles alunos que fazem a prova sem que o resultado possa ser efetivamente utilizado para alguma coisa. Estas seriam propostas que visam diminuir o custo de aplicação do ENEM como um todo, o que ajudaria na hora de manter o processo.

Mas a pesquisa também pretende ser mais abrangente, perguntando para os interessados quais seriam os outros modelos diferentes de ENEM que poderiam ser aplicados no Brasil. Não se sabe ainda se o governo pretende já apresentar a proposta de ENEM digital, feito pela internet, nesta pesquisa.