Foi anunciado nesta semana, pelo ministro da educação, Abraham Weintraub, que no ano que vem acontecerá um projeto piloto do Exame Nacional do Ensino Médio acontecendo em um formato somente digital. De acordo com as informações que foram divulgadas, essa primeira prova de testes será apenas para 50 mil estudantes, em 15 capitais brasileiras.

MEC terá prova do Enem em formato digital em 2020

O primeiro Enem Digital já tem data certa para acontecer: 11 e 18 de outubro. Como será um teste, no mesmo ano também haverá o Enem tradicional, com as provas acontecendo nos mesmos moldes que acontece nos dias de hoje. O custo estimado para aplicação dessa prova será de R$ 20 milhões.

As cidades que foram escolhidas para o piloto com o Enem digital foram as seguintes:

– Belém (PA);

– Belo Horizonte (MG);

– Brasília (DF);

– Campo Grande (MS);

– Cuiabá (MT);

– Curitiba (PR);

– Florianópolis (SC);

– Goiânia (GO);

– João Pessoa (PB);

– Manaus (AM);

– Porto Alegre (RS);

– Recife (PE);

– Rio de Janeiro (RJ);

– Salvador (BA);

– São Paulo (SP).

Assim como acontece em outros países e também como acontece nas provas teóricas para obtenção da licença para dirigir, por exemplo, os estudantes que optarem pelo Enem digital deverão se dirigir até locais que terão computadores com acesso a prova. Estas salas serão devidamente monitoradas, para que os estudantes não tenham qualquer tipo de ajuda na hora de fazer a prova.

MEC terá prova do Enem em formato digital em 2020

Com a aplicação do Enem em um formato somente digital, espera-se que o governo, com o passar dos anos, consiga reduzir os custos da prova. e acordo com o diretor do Inep, apenas uma edição do Enem tradicional tem gasto estimado de R$ 500 milhões, contando com 383 milhões de páginas impressas, mais de 490 mil pessoas nos dias de prova, disponibilidade de mais de 150 mil salas em aproximadamente 1,7 mil cidades. “Um esforço de guerra”, ressalta.