O Ministério da Educação afirmou que vai parar a discussão que estava sendo feita até o momento sobre o projeto que visa especialmente reformular a formação que é dada para os professores. De acordo com as informações que foram divulgadas, a pasta pediu para que o texto seja discutido internamente.

MEC suspende discussão em Conselho Nacional sobre formação de professores

O texto da Base Nacional Comum para Formação de Professores da Educação Básica tinha sido encaminhado pelo próprio Ministério da Educação em dezembro do ano passado, quando o governo ainda era de Michel Temer.

A atual gesta quer ter ciência total do documento e também participar do processo de formulação da base. “Só depois da análise do documento —que foi entregue ao CNE pela gestão anterior no apagar das luzes— é que o MEC decidirá se fará ou não alterações”, diz nota da pasta.

MEC suspende discussão em Conselho Nacional sobre formação de professores

Com base nas diretrizes que constarem neste novo documento, as faculdades serão readequadas para que seus cursos de formação ofereçam conteúdos para os professores que estejam relacionados com as necessidades dos alunoS nos dias de hojE. A iniciativa da gestão Bolsonaro era esperada inclusive por membros do conselho. A própria gestão Temer tratava a versão como um “pontapé inicial”.

Tudo indica que o texto, como está, não deve retornar para a CNE. O governo deve acabar criando um novo conteúdo para essa base. Vale lembrar que no programa de governo de Bolsonaro existia uma proposta para modificar a Base Nacional da Educação Básica. Mas ainda não existe informação de que isso realmente vai acontecer.