Na última terça-feira, dia 16 de fevereiro, o Ministério da Educação confirmou que disponibilizou no sistema as novas notas de corte do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) 2022/1 já com a retirada da chamada dupla classificação. De acordo com as informações que foram publicadas pelo MEC, a atualização começou a ser feita a partir das 14h.

MEC retira dupla classificação do SiSU 2022/1

Muitos estudantes acabaram se assustando com as primeiras notas de corte que foram liberadas dentro do sistema do SiSU, justamente em função das informações estarem levando em consideração a dupla classificação, que também acabou se tornando conhecida como nota fantasma.

Na dupla classificação são consideradas as notas dos candidatos classificados nas duas opções de curso, gerando um cenário irreal de notas de corte. No Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o candidato pode escolher até duas opções de curso, mas só pode ser aprovado em uma.

Com a retirada da dupla classificação, as médias dos candidatos que estão sendo aprovados na 2ª opção de curso são desconsideradas, caso também estejam sendo aprovados na 1ª opção. A medida deve fazer as notas de corte caírem.

MEC retira dupla classificação do SiSU 2022/1

Na edição do SiSU do ano passado, essa dupla classificação acabou gerando uma série de problemas. A União ional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundarista (Ubes) entraram com uma ação junto à Defensoria Pública da União (DPU) que acabou obrigando o Ministério da Educação a retirar a dupla classificação e prorrogar as inscrições para os estudantes, que não tinham como realmente saber a nota que estava sendo exigida.

Por enquanto, não existe nenhuma informação de alteração no cronograma oficial da seleção que já tinha sido divulgado anteriormente. Os candidatos ainda poderão se inscrever até a próxima sexta-feira, dia 18, às 23h59, ou então alterar as informações que já tinham sido incluídas na sua aplicação.

A lista com o resultado e a primeira chamada está prevista para ser liberada no dia 22 de fevereiro, com os candidatos tendo que se matricular entre os dias 23 de fevereiro e 8 de março.