Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 17 de junho, o edital atualizado do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) do 2º semestre de 2020. O documento traz o novo cronograma do processo seletivo, que teve suas inscrições adiadas esta semana.

MEC publica novo edital com cronograma atualizado do SiSU 2020/2

De acordo com o novo edital, as inscrições devem abrir no dia 7 de julho, indo até o dia 10 de julho, as 23h59. A divulgação dos resultados da primeira chamada do programa deve acontecer somente no dia 14 de julho, com as matrículas previstas para começar no dia 16 do mesmo mês. O encerramento das matrículas está previsto para o dia 21 seguinte.

O cronograma inicial do SiSU para o 2º semestre deste ano previa que a abertura das inscrições aconteceria no dia 16 de junho, o que não aconteceu. Ao longo do dia, o Ministro da Educação confirmou que estava adiando a abertura das inscrições, o que causou uma série de protestos de parte dos estudantes, já que muitos passaram a manhã toda entrando no site para acompanhar uma possível atualização do sistema.

MEC publica novo edital com cronograma atualizado do SiSU 2020/2

Além do Sisu, o o secretário de Ensino Superior do MEC, Wagner Vilas Boas Souza, afirmou que foram alteradas as datas de inscrições aos principais programas de acesso às universidades para atender a uma solicitação das instituições de Ensino Superior públicas e privadas. Conforme o secretário, o prazo de inscrição do Programa Universidade Para Todos (Prouni) passou de 23 a 26 de junho para 14 de julho. O Financiamento Estudantil (Fies), que teria inscrições efetuadas de 30 de junho a 3 de julho, passou para 21 a 24 de julho

O Exame Nacional do Ensino Médio, por sua vez, segue sem data definida. As aulas foram suspensas em todo o país devido à pandemia do coronavírus, gerando pressão para que a prova não fosse realizada em novembro.  Na última quarta-feira (10), Weintraub anunciou no Twitter que entre os dias 20 e 30 de junho, o Ministério da Educação abrirá uma enquete para que os inscritos no Enem decidam a nova data do exame. Duas das opções são para 2021.