Foi publicado nesta semana o edital completo do Programa Universidade para Todos 2022/2. O documento torna oficial algumas regras que já tinham sido anunciadas anteriormente e que mudam algumas bases que se mantinham desde a primeira edição do programa que oferece vagas em instituições privadas para os alunos.

MEC publica edital do ProUni 2022/2

Os documentos podem ser encontrados no site do Ministério da Educação.

Mudanças

Uma das principais mudanças diz respeito a forma de classificação da seleção, que agora irá observar a modalidade concorrência escolhida pelo estudante em sua inscrição por curso, turno, local de oferta e instituição. A prioridade dos preenchimentos das vagas se dará da seguinte forma:

• Professor de ensino básico da rede pública para cursos de licenciatura (não há obrigação da comprovação de renda)
  • Estudante que cursou todo o ensino médio em escola pública;
  • Estudante que cursou parte do ensino médio em escola pública e parte em colégio particular como bolsista integral;
  • Estudante que cursou parte do ensino médio em escola pública e parte em colégio particular com ou sem bolsa escolar;
  • Estudante que cursou todo o ensino médio em escola particular com bolsa integral;
  • Estudante que cursou todo o ensino médio em escola particular com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista;

Além disso, a partir desta edição poderão concorrer também os alunos que fizeram o Ensino Médio na rede privada de ensino, mesmo que não tenha sido na condição de bolsista. Mas estes candidatos deverão se enquadrar nas regas de renda familiar, que seguem as mesmas das edições anteriores.

Cronograma do ProUni 2022/2

MEC publica edital do ProUni 2022/2

O edital também confirma as principais datas do cronograma deste processo seletivo:

• Inscrição: 1 a 4 de agosto
  • 1ª chamada: 8 de agosto de 2022.
  • Comprovação das informações (1ª chamada): 8 a 17 de agosto de 2022.
  • 2ª chamada: 22 de agosto de 2022.
  • Comprovação das informações (2ª chamada): 22 a 31 de agosto de 2022.
  • Inscrição na lista de espera: 5 e 6 de setembro de 2022.
  • Resultado da lista de espera: 9 de setembro de 2022.
  • Comprovação das informações (lista de espera): 10 a 16 de setembro de 2022