Foi publicado nesta sexta-feira, dia 18 de dezembro, o edital completo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021/1 para as vagas que serão abertas no primeiro semestre do ano que vem. De acordo com as informações que constam no documento, os candidatos não poderão utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, já que a prova foi adiada em função da pandemia do coronavírus.

MEC publica edital do Fies 2021/1

O mesmo já tinha sido confirmado para o ProUni do primeiro semestre do próximo ano. O Ministério da Educação optou por não atrasar os programas em virtude da não realização da prova do Enem, dando a oportunidade para que os estudantes concorram com as notas obtidas em outras edições das provas.

As inscrições para o Fies 2021/1 estão previstas para acontecer entre os dias 26 e 29 de janeiro, seguindo basicamente os mesmos moldes e as mesmas regras das edições passadas. O resultado com a primeira lista está programado para ser liberado no dia 2 de fevereiro de 2021, e os candidatos terão entre os dias 3 e 5 de fevereiro para complementar a inscrição com as informações que serão solicitadas. A convocação para a lista de espera deve acontecer entre os dias 3 de fevereiro e 18 de março.

MEC publica edital do Fies 2021/1

Os candidatos poderão utilizar qualquer nota obtida em provas do Enem aplicadas entre os anos de 2010 e 2019. Na prova escolhida, os candidatos devem ter obtido média mínima de 450 pontos na prova completa. Além disso, ele não pode ter zerado a prova de redação. Os candidatos também precisam comprovar renda de até três salários-mínimos por pessoa da família.

No momento da inscrição, segue valendo a regra que os candidatos devem colocar 3 opções diferentes de cursos/instituição/turno, sempre seguindo a sua ordem de preferência. Depois da confirmação das informações, os candidatos deverão procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação, dentro do prazo de cinco dias úteis.