Os estudantes já podem ter acesso aos editais completos de dois importantes programas do governo federal dedicado ao ensino superior: o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ambos para o primeiro semestre de 2022. Os documentos foram publicados no Diário Oficial da União e podem ser acessados através dos linka abaixo:

ProUni MEC publica editais do ProUni e Fies 2022/1

Edital ProUni 2022/1

Edital Fies 2022/1

Ambos os programas devem seguir basicamente as mesmas regras das edições anteriores.

Principais datas do ProUni 2022/1

•     Inscrição: 22 a 25 de fevereiro
  •     1ª chamada: 2 de março
  •     Comprovação das informações (1ª chamada): 3 a 14 de março
  •     2ª chamada: 21 de março
  •     Comprovação das informações (2ª chamada): 21 a 29 de março
  •     Inscrição na lista de espera: 4 e 5 de abril
  •     Resultado da lista de espera: 7 de abril
  •     Comprovação das informações (lista de espera): 8 a 13 de abril

Principais datas do Fies 2022/1

MEC publica editais do ProUni e Fies 2022/1

•     Inscrição: 8 a 11 de março
  •     Resultado: 15 de março
  •     Complementação das informações: 16 a 18 de março
  •     Convocação da lista de espera: 16 de março a 28 de abril

Como será o ProUni 2022/1

Para concorrer as vagas que serão oferecidas de bolsas parciais e integrais em instituições de nível superior particulares os candidatos precisam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio 2021 e ter obtido nota média mínima de 450 pontos, além de não ter zerado a prova de redação.

Além disso, os candidatos devem se enquadrar em pelo menos um dos seguintes requisitos:

•     Quem fez todo o ensino médio em escola pública;
  •     Quem fez todo o ensino médio em escola particular com bolsa integral;
  •     Quem fez parte do ensino médio em escola pública e parte em colégio particular como bolsista integral;
  •     Pessoa com deficiência;
  •     Professor de ensino básico da rede pública, em exercício da profissão (não há obrigação da comprovação de renda).

Como será o Fies 2022/1

Já para o programa de financiamento estudantil podem se inscrever candidatos que fizeram qualquer uma das edições do Enem a partir do ano de 2010. Os candidatos devem ter tirado uma nota mínima de 450 pontos. Além disso, os candidatos também não podem ter zerado a proa de redação.

Para solicitar o financiamento, os candidatos precisam ter renda máxima de até 3 salários mínimos. Em caso de bolsa de 50% no ProUni, o Fies pode ser usado para complementar o valor do curso.