Os estudantes que possuem contratos ativos referentes ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ganharam mais prazo para fazer alteração de curso, de faculdade ou realizar a renovação semestral do contrato.

MEC prorroga prazos para mudanças de curso, faculdade e renovação de contrato

De acordo com as informações que foram divulgadas, agora os estudantes poderão realizar os procedimentos até o dia 16 de novembro.

Para fazer qualquer tipo de alteração e também para fazer a renovação do contrato, os estudantes devem acessar o site do MEC (www.mec.gov.br) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) (www.fnde.gov.br) para fazer as solicitações.

Parcelamento

Uma outra novidade confirmada esta semana, mas desta vez para os estudantes que possuem algum tipo dependência com o FIES, esta diretamente relacionada a possibilidade de fazer uma renegociação e um parcelamento da dívida. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, dia 1º de novembro.

MEC prorroga prazos para mudanças de curso, faculdade e renovação de contrato

O anúncio já havia sido feito no dia 31 de outubro, pelo então ministro da educação Rossieli Soares. A medida poderá beneficiar até 500 mil estudantes que até então estão inadimplentes com o pagamento das mensalidades.

Para aderir ao programa, os estudantes deverão fazer o pagamento de uma entrada, que deverá ser quitada em dinheiro e que vai depender da divida do aluno, que devera ficar em trono dos 10% da dívida ou um valor mínimo de R$ 1 mil. Depois disso, o restante da divida poderá ser parcelada, com parcelas de, no mínimo, R$ 200.