Os estudantes que estão interessados nas vagas que estão sendo oferecidas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o primeiro semestre de 2019 e que ainda não se inscreveram ganharam mais uma chance. O Ministério da Educação confirmou a prorrogação do prazo, que agora será até às 23h59 de domingo, dia 27.

MEC prorroga inscrições para o SiSU 2019/1

O MEC, em nota, afirma que a decisão foi tomada com o objetivo de garantir que todos os estudantes consigam se inscrever no processo seletivo, especialmente aqueles que não conseguiram em virtude de uma série de problemas técnicos apresentados pelo site nos últimos dias.

A decisão do MEC ocorreu após vários estudantes relatarem dificuldades para acessar o site e realizar a inscrição. Desde a última terça-feira (22), quando o período de inscrições foi aberto, estudantes estão utilizando as redes sociais do Ministério da Educação (MEC) para relatar problemas no acesso ao site ou impossibilidade de preenchimento da inscrição. O órgão soltou comunicados oficiais em dois dias seguidos, afirmando que os problemas são gerados pelos acessos simultâneos e como solução pediram que os candidatos apenas atualizem a página antes de colocar os dados de cadastro.

MEC prorroga inscrições para o SiSU 2019/1

A quantidade de reclamações foi grande ao longo desta semana, com grande parte dos estudantes se manifestando pelas redes sociais. Os relatos eram de que muitos simplesmente não conseguiam se inscrever mesmo após horas de tentativas. Grande parte dos problemas aconteciam pela madrugada.

Além da prorrogação da data final para inscrição, o MEC afirmou também que as notas de corte não serão mais divulgadas em quatro horários adicionais (7h, 12h, 17h30 e 20h). Com essa decisão, as atualizações feitas para que os estudantes confiram suas chances no curso escolhido serão feitas somente à meia-noite, como acontecia nas edições anteriores. O MEC afirma que, dessa forma, os estudantes que ainda não realizaram as inscrições terão mais facilidade, uma vez que o trafego do site acabará sendo reduzido.