Foi divulgado recentemente através do Ministério da Educação o MEC a decisão de prorrogar até o domingo, dia 29 de janeiro as inscrições realizadas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2017/1. Em um primeiro momento as inscrições encerrariam nesta sexta feira 27/01.

Através dos comunicados junto da assessoria de imprensa o MEC divulgou e afirmou que atendeu  o pedido dos estudantes que manifestaram dificuldades de acesso nos sistemas durante os dois dias de inscrição. Ao tentar se inscrever, uma mensagem de login ou de senha inválida acabou por impedir a inscrição no portal.

Este comunicado apontou também que todas as inconsistências que foram encontradas no sistema que acabavam por dificultar o acesso dos candidatos em primeira e segunda aplicações foram devidamente sanadas. No caso do estudante contar ainda com problemas para se inscrever, existe a recomendação de procurar o MEC no telefone de contato 0800 616161 ou também via e-mail no endereço [email protected].

Sobre o SISU 2017/1

Outra informação importante é que até ás 18 horas da última quarta feira foram registradas mais de 2 milhões inscritos e 4 milhões de inscrições no SISU 2017/1. É fato que o número de inscrições deste ano foi maior pois cada inscrito poderia escolher até duas alternativas de cursos.

No Sisu 2017/1 foram oferecidas mais de 238 mil vagas para preenchimento em mais de 130 instituições públicas de ensino superior. Além disto, algumas das graduações oferecidas não participam do sistema de ingresso via Enem. É necessário não ter zerado nenhuma prova objetiva do Enem 2016 para participar e obter mais de 300 pontos na redação para realizar as inscrições.

Ao realizar a inscrição, os candidatos precisam escolher se querem disputar vagas de amplas concorrências ou ainda de alguma das modalidades disponíveis nas cotas.

Outra informação importante é que o Sisu possui apenas uma chamada regular divulgada no seu site, este que será publicado a partir de 30 de janeiro. Candidatos aprovados devem ter entre 3 a 7 de fevereiro para realizar a sua matrícula.