A pandemia do novo coronavírus segue causando uma série de consequências na vida das pessoas e da sociedade como um todo. O Ministério da Educação também acabou anunciando algumas medidas. Diversas alterações foram anunciadas nesta quarta-feira, dia 18 de março, como a alteração do período das listas de espera para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020/1.

MEC prorroga etapas da lista de espera do ProUni e do Fies 2020/1

De acordo com as informações que foram divulgadas pela pasta, as medidas foram tomadas para que os estudantes não sejam prejudicados pelo fechamento da maioria das instituições de ensino ou das agências bancárias. A ação tomada pelo MEC afirma que o período das etapas de cada programa será prorrogado por tempo indeterminado até que sejam normalizadas as atividades.

Confira o que muda em cada um dos programas:

ProUni

No caso do Programa Universidade Para Todos, está suspenso o prazo final que terminaria no- dia 16 de março para comprovar as informações que foram colocadas no portal pelos aprovados. Essa comprovação deveria ser feita diretamente nas instituições de ensino, mas como a grande maioria delas está suspendendo as atividades, os estudantes não teriam como garantir a vaga. Por enquanto, o MEC deixa em aberto a data final para a entrega da documentação, afirmando que um novo prazo será fixado assim que as instituições voltarem a funcionar normalmente.

Fies

MEC prorroga etapas da lista de espera do ProUni e do Fies 2020/1

No caso dos contratos de financiamento para instituições privadas, os candidatos teriam até o dia 31 de março para o período de cadastro e a convocação na lista de espera. Agora, os pré-selecionados terão um novo prazo para realizar os procedimentos que são necessários, como a complementação das informações que foram apresentadas e também o comparecimento nas agências bancárias para assinatura do contrato.