Foram divulgadas as novas informações referentes ao acesso às vagas remanescentes do Programa Universidade Para Todos (ProUni). De acordo com as informações que foram divulgadas pelos responsáveis pelo programa. Os interessados deverão se inscrever novamente entre os dias 3 e 4 de maio, e o resultado será publicado no dia 7 do mesmo mês.

MEC muda rega para bolsas remanescentes do ProUni 2021/1

A seleção será feita a partir dos melhores desempenhos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, a seleção vai levar em consideração também o número de bolsas disponíveis, o que acaba deixando o sistema muito parecido com as edições regulares do ProUni.

Antes da mudança, essas vagas que sobravam eram preenchidas de acordo com a ordem de inscrição dos candidatos. A alteração foi feita com o objetivo de reduzir os prejuízos causados como quedas no sistema de programa, por exemplo.

As regras de quem pode participar dessa nova etapa da seleção seguem as mesmas. Os candidatos poderão utilizar para as bolsas remanescentes do ProUni 2021/1 qualquer edição do Enem desde 2010, tendo média de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação.

MEC muda rega para bolsas remanescentes do ProUni 2021/1

Além da pontuação no Enem, os candidatos devem ficar atentos ao critério de renda:

  •     Bolsas de 100%: renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa
  •     Bolsas de 50%: renda de até 3 salários mínimos por pessoa

Apesar de não ter sido utilizado no ProUni 2021/1 regular, o Enem 2020 será aceito pelo MEC para as bolsas remanescentes do primeiro semestre.