A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) confirmou que vai receber do Ministério da Educação R$ 298,1 milhões de verba destinada ao pagamento de bolsas de estudo que foram concedidas tanto para alunos que estão no Brasil quanto também no exterior. A liberação também foi confirmada através do MEC.

MEC libera verbas para pagamento de bolsas no exterior

De acordo com as informações que foram divulgadas pela Capes, a grande maioria dos recursos deverão ser destinados para o pagamento das bolsas que já foram distribuídas para os alunos que estão estudando em diversas instituições do país. Com isso, deverão ser a tingidos cerca de 86,4 mil bolsistas nas modalidades: mestrado, doutorado, pós-doutorado, professor visitante sênior, iniciação científica, supervisão; além de professores, coordenadores pedagógicos e coordenadores-gerais do programa Idiomas sem Fronteiras.

Além disso, uma outra parte do dinheiro deve ser destinada aos programas de pós-graduação que estão sendo apoiados através do Programa de Excelência Acadêmica (Proex) e também para os programas de pós-graduação em 70 instituições de ensino superior apoiados pelo Programa de Apoio à Pós-graduação (Proap).

MEC libera verbas para pagamento de bolsas no exterior 2

Este novo repasse de verbas também deve atingir os alunos que conseguiram alguma bolsa através do Programa Ciências sem Fronteiras e também outros programas de cooperação internacional da Capes.

Apesar da confirmação do recebimento deste dinheiro, ainda não existe um prazo definido para o MEC e o Capes regularizar a situação de bolsistas que estão com os seus recebimentos atrasados.