O Ministério da Educação anunciou a liberação de cerca de R$ 115 milhões, destinados para um programa que visa especialmente aumentar a quantidade de escolas públicas que tenham acesso à internet. Além disso, a proposta também visa abrir caminho para que seja possível criar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em versão digital em todo o país, o que está previsto para acontecer até o ano de 2026.

MEC libera R$ 115 milhões para aumentar acesso à internet nas escolas

“Para o Brasil ter o Enem digital, a gente precisa dar condições para todos os jovens e crianças estarem iguais, estarem familiarizados com computador (…). Precisa estar conectado à internet. Estamos seguindo o fluxo, apesar de ser uma coisa óbvia, mas nunca foi feita a expansão”, afirmou Weintraub, durante coletiva de imprensa em Brasília.

De acordo com as informações que foram liberadas pela pasta, a verba foi dividida de duas formas. Na primeira, formada por uma fatia de R$ 82,6 milhões, será direcionada a 25.500 escolas que ainda possuem conexão com internet de banda larga. Já R$ 32 milhões serão destinados os colégios que já possuem acesos à internet, para que elas possam continuar conectadas.

MEC libera R$ 115 milhões para aumentar acesso à internet nas escolas

Para entrar no programa, existem algumas regras que precisam seguidas. A escola precisa ter mais que 15 alunos inscritos e disponibilizar, no mínimo, 3 computadores para uso dos estudantes. Além disso, a escola também precisa possuir um computador administrativo e apresentar ao menos uma sala de aula em funcionamento.

Os recursos serão liberados por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento e Educação (FNDE). A transferência do valor deverá ser feita diretamente para as escolas municipais e estaduais.