Aos candidatos que realizaram as provas do Enem 2016 poderão consultar o espelho da redação. Esta consulta já está liberada para ser realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP.

Como visualizar o espelho?

Para que possa visualizar o espelho, os estudantes deverão acessar a área dos candidatos e no canto inferior direito acessar a parte de Vista Pedagógica. Além disto, as informações deverão servir somente para que o participante venha a compreender completamente o seu desempenho, não sendo assim possível uma interposição dos recursos.

Nesta página o estudante deverá ter acesso as notas de cada uma das melhores competências. Esta avaliação é realizada de forma independente por dois corretores, estes que atribuem as notas de 0 a 200 a cada uma das competências, resultando desta forma em uma média final. No portal é possível visualizar ainda as competências devidamente avaliadas na Redação do Enem.

Para uma situação de discrepância, os textos acabam passando ainda por um terceiro tipo de correção. Quando falamos sobre as notas, permanecendo uma diferença superior de 100 pontos entre as notas totais ou ainda de mais de 80 pontos nas competências, os textos são corrigidos através de uma banca com três professores e também presidida por um doutor.

Alguns dos dados de correção, os estudantes possuem acesso a gráficos que mostram a sua classificação relacionada aos participantes.

Sobre as notas do Enem

Com relação as notas do Enem, de acordo com o Ministério da Educação, o MEC no ano de 2016 somente 77 candidatos alcançaram a nota máxima de redação, enquanto mais de 291 mil tiveram sua nota zerada ou a redação anulada.