Foi liberado neste começo de semana o edital do Programa Universidade Para Todos (ProUni) para o primeiro semestre de 2021. De acordo com as informações que constam no documento, os candidatos interessados em concorrer às vagas que serão abertas pelo governo federal deverão se inscrever entre os dias 12 e 15 de janeiro.

MEC libera edital do ProUni 2021/1

Uma das principais mudanças que foram feitas neste programa quando comparado com as outras versões do ProUni é o fato de que a edição do ano de 2021 não utilizar o conceito obtido no Exame Nacional do Ensino Médio 2020. Neste caso, serão utilizadas apenas as notas obtivas pelos alunos no Enem 2019. O motivo é o atraso da aplicação da prova, em função da pandemia de Covid 19.

Continuam valendo as mesmas regras que foram aplicadas ao longo dos anos anteriores do Programa de Seleção Unificada. Os candidatos devem ter tirado uma nota mínima de 450 pontos como média no exame. Além disso, os candidatos também não podem ter zerado a nota de redação. Os candidatos também devem se enquadrar em pelo menos uma das seguintes situações:

• Ter cursado o ensino médio completo em escola pública
  • Ter estudado todo o ensino médio em escola particular com bolsa integral
  • Ter feito o ensino médio parcialmente em escola pública e parte em colégio particular com bolsa integral
  • Ser pessoa com deficiência (PcD)
  • Ser professor da rede pública de ensino, integrando o quadro pessoal da instituição e que esteja em exercício do magistério.

MEC libera edital do ProUni 2021/1

No ProUni, os candidatos também atender uma necessidade de renda máxima das famílias. Para quem recebe renda de até um salário mínimo e meio por pessoa da família, a bolsa poderá ser de 100%. Já aqueles que pertencem a uma família que possui renda de até três salários mínimos por pessoa podem ganhar uma bolsa de 50%.

Somente os professores da rede pública que estejam em exercício do magistério estão dispensados da comprovação de renda.

A lista com os aprovados em 1ª chamada no ProUni 2021/1 deve ser liberada no dia 19 de janeiro. Já a 2ª chamada está prevista para ser liberada no dia 1º de fevereiro. A manifestação de interesse pela lista de espera do ProUni 2021/1 será em 18 e 19 de fevereiro de 2021. Os candidatos poderão consultar a lista de espera no dia 22 de fevereiro.