Os estudantes universitários que deveriam ter comparecido na última edição da prova do Enade poderão pedir a sua dispensa do exame através de um sistema liberado diretamente do Ministério da Educação. De acordo com as informações que foram divulgadas pela assessoria de imprensa do MEC, os alunos poderão fazer a sua solicitação entre os dias 17 de dezembro e 30 de janeiro.

MEC libera data de pedido de dispensa para alunos que não participaram do Enade

De acordo com o texto que consta na portaria publicada nesta quinta-feira, dia 04, a solicitação de dispensa é válida para as solicitações que foram deferidas por cada uma das instituições de ensino que participaram do processo de avaliação. Neste caso todas as dispensas de estudantes devem ser registradas pelo coordenador do curso.

Os alunos também podem acessar o sistema para enviar o seu pedido de dispensa mesmo que ele não tenha sido deferido pela instituição de ensino. Mas neste caso os estudantes deverão comprovar que a sua ausência está enquadrada em uma das situações previstas pelo MEC.

Dentre os motivos que podem justificar a ausência dos estudantes na prova estão os seguintes: acidente e assalto no dia do exame (com apresentação do boletim de ocorrência); casamento ocorrido até nove dias antes da prova (com apresentação da certidão); luto em até oito dia antes (com apresentação da certidão de óbito); atestado médico que especifique necessidade de repouso; licença maternidade ou paternidade; ou ainda, por conta do trabalho, mediante uma declaração do empregador.

MEC libera data de pedido de dispensa para alunos que não participaram do Enade 2

Vale lembrar que a participação do Enade é obrigatória para todos os estudantes universitários que desejam pegar o seu diploma. Caso o estudante não tenha comparecido, este pedido de dispensa é o documento que vai garantir com que o estudante consiga pegar o seu diploma.

Enade 2015

Nesta edição do Enade foram avaliados um total de 43 cursos de graduação, entre programas de bacharelado, licenciatura e tecnólogo.