Os estudantes que pretendem participar do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) já podem consultar as vagas que estarão disponíveis para a edição do 2º semestre do processo seletivo. De acordo com o calendário oficial do SiSU, as inscrições poderão ser feitas entre os dias 4 e 7 de junho.

MEC libera consulta de vagas do SiSU para 2019/2

As vagas podem ser consultadas pelo site do SiSU.

O sistema já conta com todas as vagas que serão oferecidas pelas instituições credenciadas. O Ministério da Educação ainda não confirmou qual é o número total de oportunidades que estarão disponíveis, mas a quantidade de vagas será sempre menor do que a oferecida no 1º semestre.

Poderão participar do SiSU 2019/2 apenas aqueles alunos que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2018. Além disso, os candidatos não podem ter zerado a prova de redação para conseguir concorrer a uma das vagas oferecidas.

O processo de seleção vai acontecer da mesma forma que nas edições passadas. No momento da inscrição os candidatos poderão indicar dois cursos diferentes. Eles também precisam informar se desejam concorrer através de concorrência global ou então através das cotas.

MEC libera consulta de vagas do SiSU para 2019/2

Durante os dias de inscrição, os candidatos poderão alterar a sua opção. Ao final do 1º dia de inscrições, e depois há cada 24 horas, o MEC vai divulgar um balanço atualizado contendo as notas de cortes dos últimos estudantes que estão conseguindo a vaga, o que facilita para que os estudantes alterem a opção e escolham uma vaga que realmente possam conseguir ao final do processo.

A lista final com os aprovados para as vagas do SiSU 2019/2 deve ser liberada no dia 10 de junho. Os candidatos chamados nesta primeira lista devem se apresentar para fazer a sua matrícula entre os dias 11 e 17 de junho.