O programa Ciência Sem Fronteiras foi uma das principais bandeiras da reeleição da presidente Dilma Rousseff no que diz respeito à educação e à formação de profissionais qualificados para o mercado brasileiro.

Portanto, era natural que ele acabasse apresentando algum tipo de desdobramento em algum momento. E o desdobramento finalmente chegou, com o anúncio do lançamento feito pelo Ministério da Educação (MEC) do programa Idioma Sem Fronteiras.

Vinculado Ciência Sem Fronteiras

MEC lança o programa Idioma Sem Fronteiras

O programa lançado pelo MEC nesta semana se chama Idioma Sem Fronteiras, e se trata de um programa vinculado ao programa Ciência Sem Fronteiras, que foi uma das principais bandeiras do governo Dilma para a área da educação.

O programa Idioma Sem Fronteiras é voltado para atender às demandas de professores e alunos que desejam aprimorar sua fluência em algum determinado idioma, por meio de bolsas de estudo pela internet.

As bolsas de estudo serão dadas a alunos e professores, tanto de instituições públicas, como de instituições privadas de ensino superior que desejam aprender mais sobre determinados idiomas por meio de aulas presenciais e pela internet.

Estas bolsas de estudo concedidas pelo programa Idioma Sem Fronteiras também serão direcionadas aos alunos e professores de instituições públicas e privadas de educação básica.

Uma oportunidade para muitos

Com o Idioma Sem Fronteiras, o MEC e o governo federal pretendem proporcionar uma oportunidade única para muitas pessoas que desejam melhorar seus conhecimentos acerca de outras línguas.

Deste modo, o governo federal pretende melhorar a oferta de profissionais que tenham fluência em pelo menos algum idioma além do português, já que esta é uma exigência de muitas multinacionais para se instalarem no Brasil.

De quebra, o MEC consegue qualificar a mão de obra brasileira, que ainda não apresenta bons níveis no que diz respeito à fluência em idiomas estrangeiros, como o inglês e o espanhol, que ainda são os mais procurados pelas empresas.

Idioma Sem Fronteiras

Mais desdobramentos

Como é de praxe com alguns programas considerados bem sucedidos, é bem possível que o lançamento do Idioma Sem Fronteiras não seja o último lançamento de um programa vinculado ao programa Ciência Sem Fronteiras.

Há grandes chances de que outro programa vinculado ao programa Ciência Sem Fronteiras seja lançado pelo MEC e pelo governo federal, para reforçar e explorar ainda mais a marca bem sucedida do programa original.

Deste modo, o governo federal vai criando frutos importantes para as próximas eleições, que poderão ser decididas por este tipo de iniciativa positiva.