Uma postagem no perfil oficial da página do Facebook do Ministério da Educação está causando polêmica e gerou uma onda de criticas que acabou saindo desta rede e sendo replicadas em outros serviços, como o Twitter. O posta era uma foto com a hastag #ENEM2016 e com a seguinte informação: “Nova aplicação custará R$ 10,5 milhões”.

15078560_1170641296317016_3847235549574023585_n

A nova reaplicação a qual se refere o post publicado pela página do Ministério da Educação está diretamente relacionada com a nova data de provas que foi confirmada pela organização das provas, com o objetivo de atender os estudantes que não conseguiram fazer no dia original em função da ocupação das escolas.

Já no texto que acompanhou a imagem foi colocada a seguinte informação: “A nova aplicação do #Enem2016, devido às ocupações que impediram alguns inscritos de realizarem as provas na data regular, vai gerar o custo de R$ 10,5 milhões. Os gastos incluem impressão, aplicação, correção e distribuição das provas e materiais administrativos da segunda aplicação, que será realizada em 3 e 4 de dezembro. Os novos locais de provas serão divulgados na próxima terça-feira,22. Saiba mais aqui:https://goo.gl/X2EWMT”

Muitos usuários comentaram no post original. Muitas pessoas saíram em defesa das ocupações que estão sendo realizadas nas escolas, que estão sendo realizadas especialmente contra a PEC que congela os investimentos públicos pelos próximos 20 anos. Mas alguns usuários também saíram em defesa do MEC e acusando os estudantes ocupantes de provocar gastos públicos desnecessários.

Nova prova

ministerio-publico-no-ceara-pede-anulacao-da-redacao-do-enem

A partir de amanhã, dia 22 de novembro, os estudantes que não conseguiram fazer a prova poderão verificar os dados com relação aos locais onde deverão comparecer para fazer o exame. De acordo com as informações que foram divulgadas, 271.033 candidatos tiveram a prova adiada devido a ocupações de escolas, universidades e institutos federais.