Foram publicadas todas as regras e as informações mais importantes referentes ao funcionamento do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019, para as vagas que serão ofertadas no primeiro semestre. O documento foi publicado, assim como manda a lei, no Diário Oficial da União.

MEC divulga regras e datas do SiSU 2019

De acordo com o documento oficial que foi publicado na data de hoje, dia 22, as inscrições para o SiSU vão acontecer entre os dias 22 e 25 de janeiro. Todas as inscrições devem ser feitas através do site do Sisu.

Assim como aconteceu nas edições passadas, o sistema segue tendo apenas um chamada regular, que esta prevista para acontecer no dia 28 de janeiro. Aqueles estudantes que conseguirem garantir a sua vaga no sistema devem se matricular nas instituições entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro.

Lembrando que as instituições de ensino seguem tendo autonomia para decidir o calendário de matriculas próprio, dentro das datas limites estabelecidas acima. Por isso, os estudantes deverão sempre buscar informações na própria instituição para saber em qual data deverá se dirigir ao local definido.

MEC divulga regras e datas do SiSU 2019

Poderao participar do SiSU 2019 somente aqueles estudantes que fizeram a prova do Enem 2018. Os candidatos não podem ter zerado a nota de redação para conseguir se habilitar para as inscrições. No SiSU 2019, os candidatos poderão escolher até duas opções de vaga, indicando, em ordem de preferência, as suas opções de instituição, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.

Aqueles que não conseguirem garantir a vaga na primeira chamada deverão manifestar interesse na lista de espera entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro. Até este ano, candidatos selecionados para o curso de segunda opção poderiam manifestar interesse por vaga na primeira opção, mesmo que tenham efetuado matrícula. A partir de 2019, quem for aprovado em curso de segunda opção não poderá participar da lista de espera.

As listas de espera serão enviadas para as instituições participantes do SiSU 2019/1, que divulgarão as novas chamadas em seus respectivos sites.

A quantidade de vagas ainda não foi divulgada.