Foram divulgadas nesta semana os novos editais referentes ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre deste ano de 2020. Todos os cronogramas acabaram sendo interrompidos no meio do caminho, já os procedimentos foram interrompidos em virtude da crise do novo coronavírus.

MEC divulga novos editais do ProUni e do Fies 2020/1

Os editais completos e alterados podem ser conferidos nos sites abaixo:

Novo edital ProUni 2020/1

Novo edital Fies 2020/1

Em relação ao ProUni, o novo edital estabelece que os candidatos que manifestaram interesse nas bolsas de estudo da lista de espera poderão entregar a documentação completa nas instituições de ensino até o dia 21 de maio. Os procedimentos relacionados a entrega dos documentos digitais ou pessoalmente devem ser definidos pelas próprias instituições.

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, mais de 90 mil estudantes estavam aguardando o novo edital da lista de espera do ProUni 2020/1, já que os atendimentos nas instituições acabaram sendo suspensos em função da pandemia do novo coronavírus.

MEC divulga novos editais do ProUni e do Fies 2020/1

Já em relação ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o novo edital estabelece que a pré-seleção dos candidatos em lista de espera deve ser encerrada no dia 22 de maio. Originalmente, o prazo seria encerrado no dia 31 de março, mas acabou sendo prorrogado.

Além disso, o documento também afirma que as instituições de ensino conveniadas ao Fies também terão que estabelecer meios dos estudantes entregarem a documentação pessoalmente ou pela internet. A lista de espera é exclusiva para os participantes que não foram convocados no Fies Juros Zero. Já para quem não foi selecionado no P-Fies NÃO é possível se cadastrar em lista de espera.