O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira, dia 15 de maio, as informações referentes ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) com as vagas que serão oferecidas no 2º semestre deste ano de 2019. De acordo com as informações que foram divulgadas pela pasta, as inscrições acontecerão entre os dias 4 e 7 de junho, seguindo basicamente o mesmo padrão dos outros anos.

MEC divulga datas e edital do SiSU 2019/2

Confira o edital do SiSU 2019/2

As regras seguem basicamente as mesmas em relação ao Sistema de Seleção Unificada do 1º semestre deste ano. Podem participar somente os estudantes que fizeram a prova do Enem de 2018. Além disso, os estudantes não podem ter zerado a prova de redação para estar habilitado.

A nota de corte vai sempre depender do curso escolhido pelos candidatos durante o processo de inscrição. Cada instituição, no momento em que elas disponibilizam suas vagas, pode acabar definindo diferentes pesos para as áreas de conhecimento que estão contempladas no ENEM. Essas informações estarão disponíveis para os candidatos no momento da inscrição.

No momento da inscrição, os candidatos poderão escolher até duas opções de curso no SiSU. Além dessas opções, os candidatos também deverão marcar a opção de concorrência, ou seja, se o candidato deseja ampla concorrência ou se deseja alguma cota.

MEC divulga datas e edital do SiSU 2019/2

A partir do 2º dia de inscrições os candidatos podem acompanhar as atualizações das notas de corte, que sempre vai depender das notas obtidas pelos inscritos. Durante todos os dias de inscrições os candidatos poderão alterar suas opções de cursos.

A lista com os aprovados na 1ª chamada do SiSU 2019/2 está marcada para ser publicada no dia 10 de junho. Para estes candidatos, as matriculas devem acontecer entre os dias 12 e 17 seguintes.