O Ministério da Educação divulgou as datas importantes para os alunos que desejam participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), na edição 2018/2. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo governo, as inscrições deverão ser efetivadas entre os dias 16 e 22 de julho.

MEC divulga datas do Fies 2018/2

A expectativa do governo para esta segunda edição do ano de 2018 é conseguir oferecer cerca de 150 mil vagas. Com isso, somando com as oportunidades que foram oferecidas neste primeiro semestre, o governo ofereceria um total de 310 mil novos contratos.

Para concorrer as vagas de financiamento do Fies 2018, os candidatos devem cumprir alguns pré-requisitos, tais como: ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio a partir do ano de 2010 e ter conseguido obter nota mínima de 450 pontos. Além disso, os candidatos também não podem ter zerado a prova de redação. A renda familiar dos candidatos deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

MEC divulga datas do Fies 2018/2

O governo anunciou algumas mudanças no FIES, que atingem a modalidade 1, que é a que garante o financiamento a juro zero. Dentre as alterações previstas, o governo está autorizando o financiamento mínimo de 50% dos valores das mensalidades, aumento do valor máximo de financiamento para R$ 42 mil, adequação do preço das mensalidades e também a possibilidade de transferência de vagas.

Em relação ao P-Fies, modalidade criada no final do ano de 2017 e que funciona como um braço do Fies em que as condições de financiamento são determinadas pelos bancos, o MEC informou que está em contato com outros bancos, a fim de atraí-los para o novo programa. Ainda de acordo com o MEC, a aumento da concorrência deve melhorar a atratividade.