Apesar de muitos portais de notícias já terem veiculados os seus gabaritos do Enem, até o momento todos eles são extraoficiais. A grade oficial deverá ser divulgada amanhã, dia 12 de novembro. A divulgação será feita no portal oficial do ENEM, e também será enviada através de comunicado para os veículos de imprensa.

Dados gerais

MEC deverá divulgar gabarito oficial do Enem amanhã

De acordo com os levantamentos oficiais que foram divulgados pelo MEC até o momento, a versão do Enem este ano teve um pouco mais de 6,2 milhões de estudantes participantes. O índice de abstenção ficou em 28,6%, um pouco abaixo da abstenção do exame do ano passado, que teve um total de 29% de faltantes.

Neste número de abstenções não estão computados os estudantes que compareceram mas que acabaram sendo eliminados durante as provas. O total de estudantes que perderam a chance de participar da classificação final da prova foi de 1.519 até o momento, mas o MEC afirma que este número pode aumentar.

Muitos dos estudantes que acabaram sendo eliminados da prova tentavam participar de algum esquema de fraude para obter as respostas de forma ilegal. O uso do celular para tirar fotos durante as provas também foi motivo de eliminação de candidatos.

Nascimento e Morte

Candidatos prestam prova da Fuvest. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Além dos tradicionais atrasados, que acabaram aparecendo em todos os Estados do Brasil, a edição de 2014 do ENEM ficara marcada por, pelo menos, dois acontecimentos inusitados, um deles trágico.

Uma mulher acabou morrendo logo depois entrar no local onde faria a sua prova. De acordo com as informações que foram repassadas pelas pessoas que estavam no local Edivânia de Assis, que morava em Olinda (PE), passou mal poucos minutos depois chegar na escola onde faria o exame. O laudo afirma que ela faleceu devido a um AVC Hemorrágico.

Já na cidade de Caucaia (CE), uma mulher entrou em trabalho de parto durante os exames. A candidata Maria Valdênia Alves Vieira acabou sendo retirada da sala de aula onde fazia a prova e levada para um hospital próximo, onde teve a filha Júlia.