O Ministério da Educação confirmou que vai retomar o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior. De acordo com o levantamento realizado junto a pasta, o programa estava suspenso desde o mês de maio de 2015. Nesta modalidade de bolsa, os alunos conseguem fazer boa parte do seu curso no exterior, e depois retorna para o Brasil para terminar de cumprir os seus créditos e defender a tese.

MEC confirma retomada das bolsas de doutorado

A seleção que será organizada pelo MEC deverá conceder um total de 2.185 bolsas, sendo que elas serão distribuídas em todas as áreas do conhecimento. A bolsa oferecida dá direito ao aluno custear o pagamento da mensalidade da instituição, além de receber seguro-saúde, auxílios-deslocamento e pagamento de despesas de instalação no exterior.

O processo de seleção deverá acontecer dentro das universidades , com seleções internas que deverão ser encerradas até o dia 30 de setembro. Todos aqueles que forem aprovados nas instituições deverão se inscrever na Cape até o dia 31 de outubro deste ano. As demais fases podem ser conferidas no cronograma abaixo.

As bolsas poderão ter duração variada, entre 4 e 12 meses. Os alunos devem ter obrigatoriamente notas de 3 a 7 na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

MEC confirma retomada das bolsas de doutorado 2

• Seleção interna pela instituição – até 30/09/16