O Ministério da Educação anunciou algumas mudanças para a próxima edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece a possibilidade dos estudantes financiarem o pagamento de cursos de nível superior em instituições privadas. Todas as alterações nas regras já foram devidamente aprovadas pelo comitê gestor do fundo nesta semana.

MEC confirma novas mudanças para o Fies 2020

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo MEC, os candidatos agora terão que ter obtido uma nota mínima de 400 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino médio (Enem). Além disso, os candidatos ainda terão que obter uma média de 450 pontos no restante da prova. Anteriormente, os candidatos precisam apenas não zerar a nota de redação.

O comitê também aprovou novas regras para a transferência de curso para beneficiados pelo Fies. A partir do ano que vem, será necessário ter obtido no Enem um desempenho igual ou superior à nota de corte do curso que pretende se transferir. É preciso acabar com o assistencialismo sem restrição fiscal e a meritocracia só para os mais ricos. A ideia é premiar a cultura do esforço”. (Arnaldo Lima, secretário de Educação Superior do MEC e presidente do comitê gestor do Fies).

Para o ano de 2020, ainda serão oferecidas 100 mil vagas na modalidade tradicional do Fies. Mas o Ministério da Educação já afirmou que haverá um corte de quase metade das vagas para o ano 2021 e 2021, passando para 54 mil oportunidades de contrato.

Mudanças no P-fies

MEC confirma novas mudanças para o Fies 2020

Além disso, o MEC também confirmou algumas alterações sendo estabelecias para a modalidade P-Fies, que é o contrato no qual os candidatos assinam diretamente com as instituições financeiras, com os juros sendo estabelecidos pelos próprios bancos.

Para essa modalidade, o Enem não será mais exigido. Além disso, os candidatos não vão mais precisar ter um limite de renda para solicitar o financiamento. Atualmente, há um limite de renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

O MEC não entrou em detalhes sobre como vai funcionar o processo seletivo do P-Fies, mas afirmou que ele vai acontecer de uma forma independente. As inscrições ficarão abertas o ano inteiro, o que acaba dando mais liberdade para os candidatos optarem por este tipo de financiamento a qualquer momento do seu curso.