O Ministério da Educação anunciou algumas condições especiais para os estudantes do estado do Rio Grande do Sul que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Um novo calendário de inscrições será anunciado para o estado. Além disso, todos os alunos terão isenção da taxa de inscrição garantida.

MEC confirma condições especiais para estudantes do RS que farão ENEM

O anúncio foi parte de uma série de medidas que estão sendo tomadas por todas as esferas do poder público que acaba tendo como principal objetivo amenizar as perdas e os prejuízos que os moradores do estado tiveram em função das enchentes, que já deixaram mais de 150 mortos e quase 700 mil pessoas sem casa.

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo MEC, os estudantes que estiverem em condições poderão fazer sua inscrição no prazo oficial para o Brasil inteiro, de 27 de maio até o dia 7 de junho. Mas posteriormente o MEC vai abrir um novo prazo, ampliando a data limite apenas para os alunos do RS.

MEC confirma condições especiais para estudantes do RS que farão ENEM

Além disso, a isenção do pagamento da taxa de inscrição, que neste ano será de R$ 85, está garantida para todos os alunos do estado. Já com relação a aplicação das provas, está sendo considerada a possibilidade da aplicação das provas em uma data diferente do restante do país, mas isso ainda não foi definido.

De acordo com os dados referentes ao Enem do ano passado, o estado do Rio Grande do Sul é o 8º em termos de quantidade de inscritos, com 5% do total.