O Ministério da Educação, através do comandante da pasta, Aloizio Mercadante, confirmou que via ter que fazer uma série de ajustes nos seus programas em virtude dos cortes no orçamento que foram feitos pelo Governo Federal. Na semana passada o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão anunciou um bloqueio de gastos de R$ 23,4 bilhões no orçamento de 2016.

MEC confirma ajustes em programas após corte no orçamento 2

Apesar de confirmar os ajustes, a pasta ainda não citou quais serão os programas que passarão pelos cortes. Provavelmente a redução das verbas deverão atingir alguns dos mais populares projetos, tais como Ciência sem Fronteiras e também o Pronatec. Para confirmar os cortes, o ministro da educação afirmou que aguarda a decisão do Planejamento e da Junta Orçamentária.

“Eu não faço mais parte da Junta Orçamentária. A Junta toma a decisão, encaminha ao ministério, nós temos o diálogo, e nós vamos verificar alguns ajustes que a gente tenha que fazer. É um momento que vamos ter que fazer mais com menos. Vamos ter que ter criatividade, mais eficiência, porque há uma queda de receita importante”, declarou Mercadante.

MEC confirma ajustes em programas após corte no orçamento 2

O ministro confirmou que os cortes no orçamento não vão atingir os programas que estão sendo implementados pela pasta no combate ao mosquito Aedes aegypti.