O Ministério da Educação vai permitir a antecipação da formatura de estudantes da área da saúde para que estes profissionais possam ajudar no combate a pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito nesta semana. De acordo com as informações que constam na portaria, os cursos citados são: medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia.

MEC autoriza antecipação em formatura de cursos de saúde

A regra abrange estudantes da rede federal de ensino que tenham completado 75% da carga horária de internato médico ou estágio supervisionado “exclusivamente para atuar nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus.” A portaria não cita estudantes da rede privada de ensino.

Ainda seguindo as informações que constam no texto da portaria, as horas de trabalho dos estudantes deverão valer e ser reconhecidas como estágio curricular obrigatório, necessária para que estes alunos consigam obter o seu registro profissional definitivo.

A medida também prevê que os médicos que aderirem às ações de combate à pandemia terão acréscimo de 10% na nota final para a seleção em programas de residência. Para maiores informações sobre como funcionarão os procedimentos e os tramites legais, os estudantes deverão procurar as suas respectivas instituições de ensino.

Cadastro de estudantes

MEC autoriza antecipação em formatura de cursos de saúde

Além disso, na semana passada o Ministério da Educação anunciou que estava abrindo um cadastro para estudantes dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia atuem no combate ao coronavírus.

A seleção será feita como se fosse um estágio, sendo que os alunos terão duas oportunidades de trabalho: a primeira será de estágio de 40 horas semanais, na qual o aluno será recompensado com um salário mínimo, e um estágio de 20 horas semanais, que vai pagar metade do valor. Os selecionados deverão trabalhar diretamente nos estabelecimentos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

As inscrições devem ser feitas através deste site.