O Ministério da Educação confirmou que não será feita a mudança que estava prevista no formato e na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que estava prevista para o ano de 2024. A medida foi tomada na carona na decisão da suspensão da alteração de todo o projeto de Ensino Médio para o que estava sendo chamado de Novo Ensino Médio.

MEC anuncia suspensão da mudança no formato do Enem 2024

De acordo com a decisão oficial, em um primeiro momento a decisão da suspensão da mudança das provas tem validade de 60 dias. Mas, de uma forma geral, a decisão afirma que até segunda ordem a prova será aplicada no formato atual. Caso a suspensão seja mantida pelo governo, o novo formato do Enem só será aplicado nos anos seguintes. Caso derrubado, a prova já terá mudanças a partir de 2024.

Para os estudantes que atualmente estão cursando o Ensino Médio nada muda dentro da sala de aula, sendo que os alunos deverão continuar tendo as aulas a partir das diretrizes do Novo Ensino Médio, com a oferta de itinerários formativos e projeto de vida.

MEC anuncia suspensão da mudança no formato do Enem 2024

Atualmente o MEC aguarda as conclusões de um grupo de trabalho, criado há cerca de um mês atrás, que tem como principal objetivo estudar e analisar todas as criticas que o formato do Novo Ensino Médio tem de alunos, professores e também demais entidades.

“Nós vamos apenas suspender as questões que vão definir um novo Enem em 2024 por 60 dias. E vamos ampliar a discussão. O ideal é que, num processo democrático, a gente possa escutar a todos. Principalmente, quem está lá na ponta, que são os alunos, os professores e aqueles que executam a política, que são os estados”, disse o ministro da Educação.