O Ministério da Educação confirmou a prorrogação das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1. De acordo com o cronograma que tinha sido divulgado anteriormente, as inscrições deveriam ter terminado no último dia 9 de abril. Agora, os candidatos podem se inscrever até o dia 14 do mesmo mês.

MEC anuncia prorrogação das inscrições para o SiSU 2021/1

Na ocasião da confirmação do aumento de preço, o Ministério da Educação preferiu não explicar os motivos que levaram a decisão. Mas muitos candidatos estavam registrando uma série de reclamações referentes a todo o processo de inscrição na plataforma que aconteceu nesta edição.

Muitos candidatos reclamaram de um sistema que foi introduzido pelo MEC no ano passado que infla temporariamente as notas de corte e que estava sendo chamado de “dupla classificação” ou “nota fantasma”.

Até 2020, a concorrência pelas vagas só levava em conta a primeira opção assinalada pelo candidato. No Sisu passado, um novo modelo começou a computar na disputa por vagas as duas opções indicadas.

MEC anuncia prorrogação das inscrições para o SiSU 2021/1

Mas, como explicado antes, a matrícula só pode ser feita em apenas uma opção de curso + universidade. Dessa forma, o desempenho no Enem de um candidato pode inflar artificial e temporariamente as notas de corte – já que uma das escolhas do aluno não valerá com o fechamento do sistema

No último domingo, dia 11 de maio, o Ministério da Educação confirmou que estava voltando a calcular as notas de corte do SiSU como fazia antes do ano de 2020. Com essa decisão, a nota do candidato parcialmente classificado no curso de sua primeira opção de inscrição não será mais computada para efeito de cálculo da nota de corte do curso de segunda opção.

Nesta edição, seguem sendo oferecidas 206.609 vagas em 5.571 cursos de 109 instituições públicas de ensino superior, incluindo universidades federais e estaduais e centros e institutos federais.