Foi lançado nesta terça-feira, dia 27, o Programa Escola do Adolescente, projeto do Ministério da Educação. De acordo com as informações que foram divulgadas, este projeto terá como principal objetivo oferecer formação e apoio técnico aos professores e aos gestores de escolas públicas.

MEC anuncia nova plataforma digital para melhorar ensino fundamental

A diferença de outros programas é que essa capacitação vai acontecer dentro de uma plataforma digital. O foco será oferecer um maior apoio para os professores que atendem aos estudantes do 6º ao 9º ano, que são aqueles finais do ensino fundamental.

“O ensino fundamental 2 é uma das etapas que tem tido menos política, que tem sido menos pensada. Temos muita coisa para o ensino médio, para a alfabetização, para anos iniciais [do 1º ao 5º ano do ensino fundamental]”, diz o ministro da Educação, Rossieli Soares, durante o lançamento em Brasília. “É preciso trazer oportunidade de apoiar as escolas nessa etapa”, complementou.

Para participar, o governo federal explica que os estados e os municípios devem fazer a adesão ao programa, sendo que o prazo começa no dia 10 de dezembro e vai até o dia 31. Em seguida, as escolas farão a adesão, de 11 a 31 de dezembro.

MEC anuncia nova plataforma digital para melhorar ensino fundamental

Poderão participar deste programa de capacitação todas as escolas que tenham anos finais do ensino fundamental. Para as 13 mil escolas públicas com alto índice de vulnerabilidade, ou seja, com mais de 50% dos alunos com Bolsa Família, o MEC vai repassar R$ 360 milhões, no âmbito do programa Novo Mais Educação.

Todo o dinheiro que será disponibilizado através deste programa deverá ser utilizado para implementar programas de aprendizagem, bem como em ações que façam com que os estudantes fiquem mais tempo dentro da escola. Do total, R$ 220 milhões serão repassados ainda em 2018. Em 2019, serão repassados, os R$ 140 milhões restantes