O Ministério da Educação está preocupado com a qualificação dos profissionais que comandam as escolas públicas no Brasil. A pasta anunciou nesta semana que vai disponibilizar um curso destinado aos diretores de escolas públicas de grande porte. Além de aumentar o conhecimento destes profissionais em assuntos pertinentes do dia a dia nas instituições de ensino, os profissionais ainda vão ganhar um bônus no salário.

MEC anuncia curso de qualificação para diretores de escolas públicas

O projeto ainda não está pronto, mas de acordo com o Ministro da Educação, Cid Gomes, ele está em fase avançada de planejamento. Além disso o curso ainda deverá ser disponibilizado para consulta públicas nos próximos dias.

Diretores mais preparados

O principal objetivo dos responsáveis pela formatação do curso será criar um modelo que permita aos professores que hoje ocupam os cargos de diretores de grandes escolas públicas tenham mais conhecimentos relacionados a gestão administrativa e financeira. Além disso o curso também deverá abordar questões pedagógicas.

MEC anuncia curso de qualificação para diretores de escolas públicas 2

O Ministro ainda não entrou em detalhes relacionado ao valor do bônus que será pago aos formados no curso ao final do programa, mas ele deverá variar de acordo com o desempenho da pessoa. Além disso o valor também vai variar de acordo com a formação do diretor. Por exemplo, aquele que tiver um título de mestre deverá ganhar mais.

Na justificativa para a criação deste curso o ministro Cid Gomes declarou que o diretor é uma figura muito importante dentro de uma escola, e afirmou também que os alunos que possuem um diretor mais qualificado acabam tendo um melhor desempenho ao longo dos anos de ensino.

Inicialmente o programa será oferecido para as escolas que contam com mais de 500 matriculados.