O Ministério da Educação confirmou nesta terça-feira, dia 30, que deve bloquear 30% de toda a verba prevista para as Universidades e também para os Institutos Federais no 2º semestre de 2019. Primeiramente o anúncio do corte havia sido anunciado apenas para três instituições públicas: Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

MEC anuncia bloqueio de 30% das verbas para Universidades e Institutos Federais

Mas depois de uma série de críticas feitas ao direcionamento do corte apenas para essas instituições, o MEC confirmou que a redução no orçamento seria feita em todas as universidades e institutos federais. De acordo com o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Junior, trata-se de um “bloqueio” que foi feito “de forma preventiva” e “só sobre o segundo semestre”.

Lima afirmou também que está estudando “alguns parâmetros” para definir quais delas seriam “premiadas” com uma “redução menor do que as outras” ao longo do ano, “mas com ênfase no segundo semestre”.

MEC anuncia bloqueio de 30% das verbas para Universidades e Institutos Federais

O primeiro parâmetro é o “desempenho acadêmico e seu impacto no mercado de trabalho”, seguido da governança das universidades. “A gente quer que elas tenham uma sustentabilidade financeira”, explicou o secretário. O terceiro parâmetro é a inovação gerada para a economia.

Lima afirma também que o bloquei está sendo feito de forma “preventiva” e que pode ser revisto caso o cenário econômico mude. “Por que nós estamos fazendo isso? Nós temos um cenário econômico diferente dos outros anos, porque a gente pode ter uma surpresa positiva em relação às receitas, e isso faz com que o Ministério da Economia reavalie a sua programação orçamentária, que reflete nos ministérios”, disse ele.