O Ministério da Educação confirmou a antecipação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) realizado neste ano de 2019 em 10 dias. A informação é importante especialmente para os estudantes que estão se graduando nos próximos meses, pois acelera o processo de colação de grau.

MEC antecipa divulgação dos resultados do Enade 2019

De acordo com as informações que foram divulgadas pela pasta, os relatórios de estudantes em situação regular junto ao Enade 2019 devem ser acessados pelos coordenadores de curso pelo Sistema Enade, mantido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Além disso, a partir dessa terça-feira está aberto o sistema que permite aos estudantes que foram convocados e que não fizeram a prova para que possam se justificar. Este procedimento é obrigatório, caso contrário aqueles que deveriam ter feito a prova e não compareceram não poderão ter o seu certificado de conclusão de ensino superior emitido.

A nota emitida pelo MEC diz o seguinte: “Os estudantes inscritos na condição de concluintes e que não compareceram ao exame por ocorrências de ordem pessoal ou compromissos profissionais devem fazer a solicitação de dispensa da prova, via Sistema Enade, para o coordenador do seu curso. O período para justificativa de ausência vai até o dia 5 de fevereiro de 2020.

MEC antecipa divulgação dos resultados do Enade 2019

Neste mesmo período, as instituições de ensino superior poderão apresentar “solicitações de dispensa em casos de ausência do estudante devido a compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado pelo Enade ou por atos de responsabilidade da instituição”. Os pedidos serão analisados pelo Inep.

Neste ano de 2019, cerca de 1,2 milhão de estudantes foram convocados para fazer o Enade. Os alunos avaliados pertenciam a cerca de 8 mil cursos espalhados pelo Brasil inteiro, de 29 áreas selecionadas para a avaliação este ano. Os cursos mudam de ano para ano.

Os cursos chamados para prova este ano foram: agronomia; arquitetura e urbanismo; biomedicina; educação física; enfermagem; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de produção; engenharia de controle e automação; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; e zootecnia.