O Ministério da Educação anunciou um novo adiamento do prazo para que os estudantes possam alterar os seus contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao 2º semestre de 2020. De acordo com as informações que foram divulgadas pela pasta, os candidatos poderão fazer a mudança até o dia 15 de janeiro. A nova regra dos contratos simplificados e não simplificados.

MEC adia novamente prazo para alteração do contrato do Fies do 2º semestre de 2020

A informação foi publicada em uma portaria que saiu no Diário Oficial da União na última quinta-feira, dia 24. A mudança está sendo tratada como uma prorrogação de prazo, já que no último dia 3 de dezembro, uma outra portaria tinha sido anunciada com o prazo até o dia 31 de dezembro deste ano para que as alterações fossem realizadas.

Na portaria, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ainda prorrogou, até 31 de dezembro, o prazo para validação das inscrições pelas Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) referente ao processo de ocupação de vagas remanescentes do 2º semestre de 2020.

Saiba mais sobre o Fies

O Fies é considerado como o principal programa de financiamento do ensino superior atualmente vigente no Brasil. Os alunos assinam um contrato que é custeado pelo governo federal, em parceria com as instituições financeiras, para que eles possam fazer a faculdade em uma instituição privada e começar a pagar apenas depois de concluir o curso.

Atualmente o Fies conta com duas categorias distintas. A primeira oferece vagas com juro zero para estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos. Já a segunda, que é chamada de P-Fies, possui juros variáveis e é direcionada a alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.