Estão abertas as inscrições destinadas aos estudantes que querem concorrer as bolsas de estudos oferecidas pelo governo federal nas instituições privadas. De acordo com as informações que foram divulgadas, os interessados devem se inscrever até o dia 3 de fevereiro, às 23h59.

MEC abre inscrições para o ProUni 2019/1

As inscrições devem ser feitas diretamente pelo site do ProUni.

Originalmente o cronograma que havia sido divulgado pelo Ministério da Educação no ano passado previa que as inscrições para o ProUni fossem abertas no dia 29 de janeiro, mas com o atraso nas inscrições que aconteceram no SiSU o governo preferiu atrasar e abrir as inscrições apenas nessa quinta-feira.

Para se inscrever no ProUni 2019/1 os candidatos devem acessar o site acima e informar login com numero utilizando a mesma inscrição que foi gerada no Enem 2018. No momento da inscrição, os candidatos poderão escolher até duas opções de curso/instituição/turno da bolsa de estudos. A nota de corte vai sendo definida na medida em que os candidatos vão se inscrevendo e estão relacionadas com a quantidade de vagas disponíveis.

MEC abre inscrições para o ProUni 2019/1

Os candidatos devem se encaixar, obrigatoriamente, nos seguintes pré-requisitos para se inscrever no ProUni 2019/1:

– Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio 2018;

– Ter tirado uma média mínima de 450 pontos na prova inteira;

– Não ter zerado a redação.

Além disso, os candidatos devem se encaixar em pelo menos um dos casos abaixo:

– Ter estudado todo o ensino médio em escola da rede pública;

– Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;

– Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral;

– Ser pessoa com deficiência;

– Ser professor da rede pública de ensino, que esteja no exercício do magistério da educação básica e esteja no quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Para concorrer as bolsas integrais, os candidatos devem ter renda familiar até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para as bolsas parciais, de 50%, os candidatos devem ter renda familiar de 3 salários mínimos por pessoa.