Estão abertas as inscrições para o programa Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), válidas para o início das aulas no 2º semestre de 2021. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, os interessados seguem se inscrevendo utilizando as mesmas regras das edições anteriores, sem precisar pagar nada. O prazo final é dia 30 de julho.

MEC abre inscrições para o Fies 2021/2

As inscrições devem ser feitas no site do Fies 2021/2.

Seguindo as mesmas regras definidas nas edições anteriores, podem participar somente os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pelo menos uma das edições que aconteceram entre os anos de 2010 e 2020. Na edição escolhida, os candidatos precisam ter tirado nota mínima de 450 pontos na prova objetiva e nota acima de zero na redação.

Além disso, também existem as condições socioeconômicas. Os candidatos precisam comprovar renda de até três salários-mínimos per capita da família. Nesta edição, os candidatos poderão concorrer a 69 mil vagas diferentes, distribuídas em 23.320 cursos/turnos de 1.324 instituições privadas de ensino superior.

MEC abre inscrições para o Fies 2021/2

A lista com os aprovados está programada para ser liberada no próximo dia 3 de agosto. Os candidatos chamados nesta primeira lista devem complementar as informações de inscrição entre os dias 4 e 6 de agosto.

Após essa etapa, os candidatos têm cinco dias úteis para entrar em contato com a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação. Posteriormente, com os documentos validados pela CPSA, o pré-selecionado tem 10 dias (após o 3º dia da validação) para procurar o banco parceiro do Fies e finalizar o contrato.

Aqueles candidatos que não forem aprovados na chamada regular do Fies estarão automaticamente na lista de espera, com a convocação acontecendo entre os dias 4 e 31 de agosto. Os candidatos devem acompanhar a sua página do participante para conferir se estão sendo contemplados.