Estão abertas as inscrições para os candidatos que desejam obter um contrato oferecido pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente as vagas que serão abertas para o primeiro semestre de 2019. De acordo com as informações que foram divulgadas pelos responsáveis pelo projeto, os candidatos devem se inscrever até o dia 14 deste mês.

MEC abre inscrições para o Fies 2019/1

Para participar, os candidatos devem ter feito qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2010 e 2018. Ainda seguindo as regras que foram impostas pela organização do ENEM, na edição escolhida os candidatos devem ter tirado 450 pontos, no mínimo, além de não ter zerado a redação.

As inscrições devem ser feitas pelo site do Fies 2019/1

Durante o processo de inscrição, os candidatos devem escolher entre três opções de cursos, sendo que os candidatos podem se inscrever tanto para o Fies quanto para o P-Fies.

MEC abre inscrições para o Fies 2019/1

Confira as características das principais modalidades que estão sendo oferecidas nas modalidades do 2019/1:

Fies Fundo Garantidor/Juros Zero

•     Oferta: 100 mil vagas para 2019
  •     Quem pode: estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa
  •     Juros: juros zero (com correção pela inflação)
  •     Abrangência: nacional
  •     Manutenção: Fundo Garantidor (Tesouro Nacional)
  •     Quantidade de chamadas: uma chamada regular + lista de espera
  •     Exige complementação online para os pré-selecionados? Sim, de 26 de fevereiro a 7 de março

P-Fies

•     Oferta: aproximadamente 450 mil para 2019, segundo o MEC
  •     Quem pode: estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos por pessoa
  •     Juros: definidos pelos bancos parceiros
  •     Abrangência: prioridade Centro-Oeste, Nordeste e Norte
  •     Manutenção: Fundos Regionais
  •     Quantidade de chamadas: uma chamada regular, sem lista de espera
  •     Exige complementação online para os pré-selecionados? Não

O resultado dos aprovados para o Fies ou para o P-Fies devem ser anunciados no dia 25 de fevereiro. No caso dos selecionados para o Fies Juros Zero, os candidatos terão que complementar as informações entre 26 de fevereiro e 7 de março. Já o P-Fies não necessita da complementação das informações online.