Estão abertas as inscrições para os estudantes interessados em concorrer as vagas remanescentes do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020/2. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, nesta nova etapa os interessados podem se inscrever até o próximo dia 30 de setembro.

MEC abre inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2020/2

A inscrições devem ser feitas pelo site do Prouni.

O MEC afirma que ainda existem 90 mil vagas abertas dentro do Prouni que devem ser preenchidas para este 2º semestre de 2020. Estas são vagas que retornam para o sistema depois que os candidatos originalmente selecionados acabam não conseguindo concluir o processo de inscrição, não entregando a documentação, por exemplo.

Podem se inscrever os candidatos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, sendo possível utilizar qualquer uma das notas. Além disso, os candidatos devem ter nota média mínima de 450 pontos na prova escolhida, e também não podem ter zerado a redação.

Além disso, os candidatos devem se enquadrar em uma das seguintes categorias:

MEC abre inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2020/2

• Estudante que fez todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ter contrato ativo em escola pública, no cargo de professor.

No momento da inscrição, os candidatos ainda podem encontrar vagas nas duas categorias: bolsa integral, que oferece desconto de 100% para os candidatos que se matriculem nas instituição privadas que oferecem a oportunidade, ou ainda bolsa parcial, que paga metade da mensalidade do estudante.

A convocação é feita conforme a ordem de inscrição do candidato, por isso, não há data definida para a divulgação do resultado e inscrito deve acompanhar pelo site do programa. O candidato precisa procurar a instituição de ensino dois dias úteis após a inscrição no ProUni para que possam apresentar a documentação necessária para a concessão da bolsa de estudos.