O Ministério da Educação anunciou nessa quarta-feira, dia 1º de julho, a abertura do sistema de consulta de vagas que estarão disponíveis para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/2. De acordo com as informações que foram divulgadas pela pasta, na próxima edição os candidatos poderão ter acesso a mais de 51 mil vagas espalhadas pelo Brasil inteiro.

MEC abre consulta de vagas para o SiSU 2020/2

As vagas podem ser consultadas através do site do SISU.

As inscrições seguem previstas para acontecer entre os dias 7 e 10 de julho, depois que ela foi adiada. No site acima, os candidatos poderão ter acesso a todas as vagas que serão disponibilizadas dentro do sistema para os inscritos. As buscas poderão ser feitas através de nome do curso, instituição de ensino ou pela cidade. Também é possível consultar as listas de graduações, instituições e municípios participantes da seleção do segundo semestre.

57 instituições de ensino estão oferecendo vagas através do SiSU 2020/2, sendo todas elas públicas. Uma das grandes novidades desta edição é que os candidatos poderão encontrar e se candidar para vagas em cursos que são oferecidos na modalidade de Ensino a Distância.

MEC abre consulta de vagas para o SiSU 2020/2

As regras continuam as mesmas, sendo que poderão participar do SiSU 2020/2 somente os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Além disso, os candidatos não podem ter zerado a nota da prova de redação.

No momento da inscrição, os candidatos devem indicar duas opções de cursos, em ordem de preferência. Durante todo o período de inscrição os candidatos poderão alterar essas preferencias de cursos diretamente na sua página de participante. Ao longo dos dias o MEC vai divulgando as notas de corte para todos os cursos, o que permite com que os estudantes escolham os cursos de acordo com suas reais chances de serem aprovados.

A lista com os aprovados em 1ª chamada deve ser publicada no dia 14 de julho, com as matriculas acontecendo entre os dias 16 e 21 do mesmo mês.