Os estudantes que estão de olho nas oportunidades de bolsa de estudos que serão oferecidas nas instituições particulares através do Programa Universidade para Todos devem ficar atentos. O Ministério da Educação liberou nesta quarta-feira, dia 30, a consulta das vagas que estarão disponíveis na edição do primeiro semestre de 2019.

MEC abre consulta de bolsas do ProUni 2019/1

De acordo com as informações que foram liberadas pelos responsáveis pela gestão do ProUni, neste primeiro semestre de 2019 serão oferecidas 243.888 bolsas, sendo 116.813 integrais e 127.075 parciais. As inscrições serão abertas no próximo dia 31 de janeiro, quinta-feira, e se encerra no dia 3 de fevereiro, no domingo.

A consulta deve ser feita diretamente no site do ProUni 2019/1.

Podem participar deste processo seletivo somente aqueles estudantes que passaram pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Além disso, os candidatos também devem ter apresentado nota mínima de 450 pontos em toda prova e não podem ter zerado a prova de redação.

Existem dois tipos de bolsas que podem ser encontradas neste processo seletivo. Os candidatos poderão ganhar bolsas integrais de 100% dos valores das mensalidades dos cursos, destinados aos participantes que tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Também existem as vagas com bolsas parciais de 50%, destinadas aos candidatos que tenham renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

MEC abre consulta de bolsas do ProUni 2019/1

Além dessas condições, os candidatos devem se encaixar em pelo menos um dos seguintes critérios:

– Ter estudado todo o ensino médio em escola da rede pública;

– Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;

– Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral;

– Ser pessoa com deficiência;

– Ser professor da rede pública de ensino, que esteja no exercício do magistério da educação básica e esteja no quadro de pessoal permanente da instituição pública.

A lista final com os aprovados em primeira chamada deve ser liberada no dia 6 de fevereiro, e as matriculas deverão ser feitas diretamente nas instituições para as quais os candidatos se inscreveram.