Os alunos que conseguiram ser aprovados nas universidades públicas através das oportunidades publicadas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já devem começar a procurar suas instituições de ensino nas quais foram aprovados e realizar sua matricula. O prazo oficial para este procedimento começa nesta sexta-feira, dia 3, e segue até o próximo dia 7 de fevereiro.

Os estudantes podem acessar o site oficial do Sisu para descobrir se conseguiram uma das vagas oferecidas. Caso os candidatos tenham ficado de fora, é possível selecionar uma opção que inscreve os candidatos na lista de espera. Todos os que encontrem o seu nome na lista da primeira chamada já podem se matricular.

Apesar do Sisu estabelecer um prazo único de inicio e de término de matrículas para todas as instituições que oferecem vagas através deste sistema, os candidatos devem ficar atentos, pois cada universidade possui a liberdade para definir o seu calendário dentro destas datas limites. Portanto, é importante realizar uma consulta prévia para saber efetivamente a data de matricula em cada instituição.

Além disso, no site acima os candidatos que foram aprovados também poderão conferir a lista de documentos que deverão ser apresentados para a instituição no momento da matricula. É importante ficar atento, pois a lista de documentos pode mudar de candidato para candidato em função das cotas que os alunos podem ou não ter utilizados.

Algumas instituições de ensino exigem que os aprovados façam uma espécie de pré-matrícula pela internet antes de comparecer presencialmente aos postos de atendimento, e também existem algumas universidades que exigem que o candidato mande alguns dos documentos de forma virtual. Portanto, é muito importante que os candidatos acessem o site da instituição onde conseguiu a vaga.