Quem se inscreveu no SISU (Sistema de Seleção Unificada) e foi chamado na primeira fase, tem até hoje (22 / 01) para se matricular na instituição de ensino no qual foram selecionados. Depois no dia 28 deste mesmo mês sairá o resultado para a segunda chamada, e as matrículas deverão ser feitas nos dias 1, 4 e 5 de fevereiro.

Se você não foi convocado para nenhuma das seleções, pode se inscrever na lista de espera entre os dias 28 e 8 de fevereiro, no site do SISU (http://sisu.mec.gov.br/ )

O que é SISU?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma estrutura dirigida pelo Ministério da Educação (MEC), no qual as instituições públicas de ensino superior utilizam para proporcionar vagas aos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como funciona?

Algumas instituições de ensino disponibilizam vagas reservadas, outras adotam bônus na nota do candidato. Ao concluir a inscrição, o sistema nomeia automaticamente os pretendentes mais bem qualificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e avaliações (pesos conferidos às notas ou bônus).

Alguns critérios são adotados na hora de avaliar. O Sisu calcula uma vez por dia e publica a “nota de corte”, que é a menor nota para ficar entre os selecionados, tendo como parâmetro o número de vagas e a quantidade de inscritos em cada curso.

A nota de corte servirá como referência para ajudar o candidato no momento do monitoramento de sua inscrição. No próprio sistema, será possível tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.