Manaus pode ter escolas fechadas por falta de alunos
Por Rodrigo Duarte
Muito se fala na falta de vagas nas escolas da rede pública de ensino de determinadas cidades. Mas em Manaus, algumas instituições de ensino poderão fechar suas portas em virtude da falta de alunos. Nos últimos anos a quantidade de vagas sobrando na rede pública de ensino está aumentando.

Muitas das escolas que possuem vagas sobrando são as que oferecem o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), para aqueles que conseguem estudar somente no período noturno. A previsão para este ano de 2015 é de que, pelo menos, nove escolas deixem de oferecer o programa de ensino por causa da falta de alunos.
De acordo com a opinião de profissionais que trabalham no sistema público de ensino de Manaus, existem diversos motivos que podem fazer com que os estudantes deixem de procurar os programas de ensino, especialmente os noturnos. Mas um dos que mais tem chamado a atenção da comunidade escolar é a falta de segurança em determinadas regiões, que afastam os estudantes do período noturno.
Resumo:
Evasão

Outro problema que a gestão pública terá que enfrentar em relação ao programa de ensino público está relacionado aos alunos que começam a cursar o ano mas que acabam abandonando sem concluir o mesmo. Os números da evasão de 2014 ainda não foram divulgados, mas no ano de 2013 foi de 13% nas escolas municipais de Manaus.

UESB publica edital do Vestibular 2025
Abertas inscrições para o Vestibular 2025 da Unesp
UFGD divulga resultados dos pedidos de isenção do Vestibular 2025
Prazo para participação do Desenrola Fies é prorrogado
Unifesp libera cronograma do Vestibular Misto 2025